quinta-feira, 9 de abril de 2009

Programa de debate "O Cristão e o Mundo" estréia dia 16 de abril, às 13h, na Rádio Web CPAD

P.S.: O programa estreiaria nesta terça-feira, dia 14, às 13h, mas, devido a problemas técnicos, não foi possível ir ao ar. Por isso, o programa estreiará - e desta vez sem falta - na quinta-feira, dia 16, às 13h. No sábado (dia 18), às 9h, haverá reprise do programa de estréia e domingo, às 9h, haverá a segunda edição do programa. Na semana que vem, o programa segue com edições inéditas (e ao vivo) todas as terças e quintas, e com reprises aos sábados e domingos, sempre às 9h. A retificação do dia de estréia já foi feita no título e no corpo desta postagem.
Caros,
Já fazem nove meses que a Rádio Web CPAD está no ar com programas voltados para jovens, mulheres, crianças, professores de Escola Dominical, estudantes de Teologia, além de programas voltados ao público em geral. Agora, mais uma opção de programa de qualidade é colocada à disposição dos ouvintes na semana que vem. Dia 16 de abril, estréia (*), das 13h às 14h, o programa de debates O Cristão e o Mundo, que discutirá os principais temas da semana no Brasil e no mundo à luz da cosmovisão cristã. O programa terá quatro debatedores fixos, que são os pastores Geremias do Couto, este escriba, César Moisés Carvalho e Alexandre Coelho. O pastor Geremias é quem conduzirá o programa.
O programa terá duas edições por semana e sempre no mesmo horário (13h às 14h): uma na terça-feira e outra na quinta-feira. No sábado e no domingo, das 9h às 10h, serão transmitidos os reprises dos programas da semana. Os temas do programa de estréia(*) são uma análise dos dados finais do Projeto Minha Esperança Brasil e uma reflexão sobre o porquê de o crescimento evangélico no Brasil não estar sendo acompanhado pela diminuição do índice de violência e de outros crimes em nosso país.
O endereço eletrônico da Rádio Web CPAD é www.cpad.com.br/radioweb.

A edição de abril do jornal Mensageiro da Paz traz como matéria de capa uma abordagem sobre o neopentecostalismo, o pós-pentecostalismo e o pseudopentecostalismo. Há também o Curso de Liderança Cristã ministrado pelo pastor Antônio Gilberto, testemunhos e artigos sobre os equívocos dos argumentos pró-liberalização das drogas; a lei moral, a lei civil e a lei cerimonial no Antigo Testamento; anti-semitismo na Europa e evangelização criativa, dentre outros. Quem quiser assinar o jornal Mensageiro da Paz, os telefones são (21)2406-7416 e 2406-7418 ou 0800-021-7373. O e-mail é assinaturas@cpad.com.br.
(*) Não estranhem o acento. Este blog, por enquanto, ainda não está usando as regras do Novo Acordo Ortográfico, mas brevemente o fará.

15 comentários:

Matias Borba disse...

Paz do Senhor Pastor Silas!

Saudações de um conterrâneo...

Essa é mais uma bela noticía desta tão conceituada rádio.
Tenho ouvido a programação em alguns momentos e isso tem me edificado bastante.

Deus abençoe e que a programação possa seguir melhorando a cada dia.

André Quirino disse...

Pr. Silas, a Paz do Senhor!

Realmente, a programação da Rádio Web CPAD está, simplesmente, excelente! E, agora, com esse novo programa, então...! Fiquei muito feliz ao saber da novidade. Pode ter certeza que não perderei uma edição e serei o ouvinte n° 1. Essa foi uma ótima iniciativa. O tema de estréia também será ótimo! Ainda mais que o programa contará com a participação do Pr. Geremias do Couto, que foi o coordenador nacional do Projeto Minha Esperança. Sobre o crescimento evangélico no Brasil não estar sendo acompanhado pela diminuição do índice de violência no país, há um texto disponível na Grande Rede escrito por um padre que, ao final, diz: "Declara o bispo anglicano Robinson Cavalcanti: 'Algo vem me intrigando sobre a realidade brasileira: o rápido crescimento do protestantismo não tem sido acompanhado de redução dos problemas sociais, políticos, econômicos, morais'. Afirma o ilustre teólogo com categoria: 'A Igreja não cresceu; inchou, imersa em sua superficialidade e inutilidade'. Os escândalos se sucedem e, no lugar do sangue dos mártires, temos os sanguessugas'. (Revista Ultimato, Setembro - Outubro, 2006. p.38). Muitos especialistas defendem a tese de que o crescimento evangélico seja um indício do contrário: de que cada vez mais gente rejeita a religião. É o que sugerem pesquisas mostrando concentração de evangélicos nas mesmas regiões onde há altos índices de pessoas". Mas é claro que sabemos que a religião não é responsável exclusivamente pela estabilização da sociedade. Na área política, nada mais incoerente do que achar absurdo o fato que está ocorrendo. Quer dizer, então, que todo evangélico deve virar político? Na área econômica, quer dizer, então, que todo evangélico deve fazer doações ao Estado? Na área da violência, um dos motivos é que, ao passo em que o Protestantismo cresce, os bandidos ficam mais violentos e pessoas que eram de bem (e não são cristãs) viram bandidas. E dizer que a Igreja não está crescendo é uma grande falácia! As portas do Inferno não prevalecem contra ela (Mt 16.18). É fato que a perseguição cresce a cada dia (o que é o cumprimento de uma profecia bíblica: Mc 13.9; Lc 21.12; Jo 16.33) e a fé e o amor se esfriam (o que também é um cumprimento: Mt 24.12; Lc 18.8). Mas, ainda assim, graças a Deus, a Igreja tem crescido. O mal comportamento de alguns poucos cristãos não é a identidade absoluta do Cristianismo. Essa é uma triste exceção. Ainda existem os remanescentes fiéis. E, finalmente, nada mais falso do que dizer que um adepto do Protestantismo (que é uma religião) não quer saber de religião. O que acontece é que sabemos diferenciar: religião é importante, mas a salvação não está nela, está em Deus (Ef 2.8).

Pois bem, sobre os temas do MP, eles também são excelentes:

1) Em alguns segmentos, realmente, e infelizmente, o "pentecostalismo" tem virado misticismo. Vi uma crítica a isto por parte de um padre. Ela está contida no mesmo texto que já citei neste comentário (o qual é intitulado "A moda pentecostal"). A princípio, o autor cita algumas frases escritas por outras pessoas, como: "A igreja está definitivamente na moda", "Muitas das funções e atividades congregacionais nas nossas igrejas foram desenvolvidas a partir de técnicas oriundas de uma sociedade alienada. Temos programas nos quais as pessoas vêm e assistem a um show como se estivessem num teatro", "Não agüento mais cultos de amarrar demônios ou desfazer as maldições que pairam sobre o Brasil e o mundo. Não há nada mais desolador que um culto pentecostal com uma coreografia preservada, mas sem vitalidade espiritual. Cansei, inclusive, de ouvir piadas contadas pelos próprios pentecostais sobre os dons espirituais", "Casa de oração transformada em covil de ladrões. Se a soberba descontrolada derruba impérios e faraós, por que não derrubaria igrejas todo-poderosas e pastores todo-poderosos?" e "O pior de tudo é que os crentes modernos nunca estudam seriamente a Bíblia, limitando-se a crer no que os pastores maus caráter, malaquianos e fraudulentos ensinam". Sabemos que existem, sim, maus exemplos no meio pentecostal, como há em todos os meios religiosos e sociais, e devemos nos opor a isso. Porém, repito, há os remanescentes fiéis. O aumento da corrupção em todo lugar é um sinal da proximidade da volta de Jesus e algo natural (Mt 24.12; Gl 6.8). O verdadeiro pentecostalismo é absolutamente bíblico, decente, ordeiro, decente e honesto (cf. e.g. At 2; I Co 14).

2) O curso pelo Pr. Antônio Gilberto é muito proveitoso! Nossas lideranças devem estar sempre preparadas.

3) Testemunhos sempre são bem-vindos e fortalecem nossa fé.

4) O assunto "drogas" é sempre bem atual e relevante. O número de viciados cresce assustadoramente a cada dia, e eles necessitam conhecer o amor de Cristo e a libertação que nEle há.

5) Sobre a Lei do Antigo Testamento, através dessa separação entre cerimonial, civil e moral há muita discussão e muitas doutrinas baseiam-se numa posição acerca disso, como, por exemplo, a guarda sabatina. Mas, bem sabemos que, se não houver tal distinção, isso implicaria dizer que ainda hoje as leis específicas para Israel, o oferecimento de sacrifícios de animais, os rituais e a lei "olho por olho, dente por dente" estariam em vigor sobre nós. Na verdade, estamos sob a Nova Aliança e a dispensação da Graça (Rm 5.15,18; 11.6; Gl 2.21; Ef 2.8).

6) Acerca do anti-semitismo (o qual é fortíssimo na Europa, onde o exemplo alemão foi seguido em outros países centrais e ocidentais; na França, por exemplo, o movimento em apreço tornou-se um dos pontos-chave para a separação entre a Igreja e o Estado, chegando ao clímax com o caso Dreyfus; na Rússia, foram adotadas medidas para impedir os judeus de possuir terras e limitar sua admissão nas instituições de educação superior; na Europa Oriental a perseguição aos judeus conduziu a uma série de massacres organizados, conhecidos como progoms e iniciados em 1881, etc.), frisemos que o povo judeu é o fruto da promessa feita por Deus a Abraão (Gn 15.5; 22.17; 26.4), e Israel é o povo escolhido por Deus; tanto é que, no Apocalipse, no julgamento dos que escaparem da Tribulação (o último evento enquanto o Anticristo e o Falso Profeta ainda estiverem cumprindo suas carreiras), o "assunto principal" será como as nações trataram os judeus (Mt 25.31-46). As poupadas ingressarão no Milênio e, as outras, terão seus habitantes mortos ali mesmo. Devemos amar e respeitar esse povo de Deus.

7) E, por fim, evangelização dinâmica e criativa é uma poderosa arma da Igreja para alcançar as vidas que necessitam de salvação, portanto, devemos sempre nos atualizar nesse assunto.

Pastor, parabéns pelo trabalho e que Deus continue te abençoando e a todos os envolvidos no MP e no programa O Cristão e o Mundo. Fique com Deus.

Abraço!

Silas Daniel disse...

Caro Alessandro,

Bem-vindo à blogosfera!

Caro Matias, a Paz do Senhor!

Obrigado pelas palavras de apreço e motivação. Que Deus também continue abençoando-o!

Caro André, a Paz do Senhor!

Que bom saber que o "Mensageiro da Paz" tem estimulado sua reflexão sobre esses importantes temas. Obrigado pelas palavras de apreço e motivação.

Abraço a todos!

João Paulo Mendes disse...

Caro Pr. Silas, a Paz do Senhor.

Esperei ansiosamente o programa na terça,parece que houve um probleminha.Mas hoje estarei novamente "ligado" para ouvir o programa e ser abençoado.
Deus os abençoe.

Abraço.

Silas Daniel disse...

Irmão João Paulo, a Paz do Senhor!

Pedimos desculpa ao irmão e aos demais queridos ouvintes da Rede AD Brasil. Como exemplicamos, tivemos um problema técnico (com um dos computadores da rádio) justamente na hora do programa estreiar, mas o problema já foi solucionado no final da tarde de anteontem e, hoje, o programa, pela graça do Senhor, finalmente estreiará. Aliás, daqui de alguns minutos.

Obrigado pelas palavras de apreço e motivação, e que Deus também o abençoe.

Um abraço e até lá!

João Paulo Mendes disse...

Graças a Deus foi ao ar o programa, eu fui abençoado com as palavras de cada um dos debatedores, pena que uma hora parece ser pouco tempo quanto se tem pessoas como as que fazem parte do programa debatendo.

Creio que o Senhor fará grandes coisas através desse programa.
Coloquei um post sobre o programa em meu blog, no intuito de cooperar na divulgação.

Abraço e parabéns aos irmãos.

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Pr. Silas Daniel, meus parabéns por essa tão importante iniciativa. Acreditamos que será um programa capaz de nos despertar de nossa letargia.
Estaremos orando pelo sucesso do programa.
Um abraço
Esdras Bentho

Elian Animações disse...

Amado Pr. Silas,

Gostaria de emitir minha opinião sobre a programação da Rádio Web CPAD:

- SERIA INTERESSANTE QUE A RÁDIO WEB CPAD DISPONIBILIZASSE ARQUIVOS DE CADA PROGRAMA NO SITE DA RÁDIO, OU SEJA, CADA PROGRAMA EXIBIDO TIVESSE UM LINK PRA O INTERNAUTA OUVIR NOVAMENTE OU BAIXAR, como já acontece em outras rádios.

A sugestão deve-se ao fato de muitas vezes estarmos ocupados no momento da programação. Essa seria uma forma de reprisarmos o programa.

Um abraço.

Anônimo disse...

PARABÉNS SILAS, GOSTO DE SUAS MENSAGENS!

Luiz Ricardo disse...

Prezado pastor Silas, a Paz do Senhor!

Parabéns por seu blog e por seu trabalho enquanto editor-chefe da CPAD.

Também gostaria de parabenizá-lo pelo excelente livro "História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil".

Em relação ao livro, gostaria de saber se um nova edição será publicada.

Um abraço!

Luiz Ricardo

Silas Daniel disse...

Caro João Paulo,

Que bom saber que o programa foi bênção para a sua vida! Mais uma vez, obrigado pelas palavras de apreço e motivação. E pelo referido post também em seu blog.

Abraço!

P.S.: No meu último comentário, quis dizer "explicamos" e saiu um estranho "exemplicamos". Pensei uma coisa, digitei outra. Dedos tresloucados.

Silas Daniel disse...

Caro Esdras, a Paz!

Sem dúvida, este programa tem tudo para ser uma bênção, despertando a reflexão, conscientizando e, dessa forma, edificando. Obrigado por suas palavras de apreço e motivação.

Grande abraço!

Silas Daniel disse...

Caro irmão Elian (ou simplesmente "Vosso servo"), a Paz do Senhor!

Que bom saber que o programa tem sido bênção para os irmãos do sertão sergipano! Sobre a disponibilização de arquivos dos programas "O Cristão e o Mundo" (e outros), em breve será uma realidade.

Abraço!

Silas Daniel disse...

Caro pastor Moisés, a Paz do Senhor!

Obrigado pelas palavras de apreço e motivação. Meu desejo é ser bênção para a vida de todos os que me lêem e ouvem, de todos com quem interajo pela graça de Deus.

Abraço!

Silas Daniel disse...

Caro irmão Luz Ricardo, a Paz do Senhor!

Obrigado pelas palavras de apreço e motivação. Já estamos juntando material para, brevemente, publicarmos uma segunda edição revisada e ampliada do "Hitória da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil". Ademais, que bom saber que este livro de nossa lavra foi de alguma forma bênção para o irmão.

Abraço!