segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Aviso aos leitores: mudança de ritmo por aqui

Queridos irmãos e amigos, a partir de hoje, mudarei um pouco o ritmo de postagens e interações minhas neste blog, como já estava ensaiando desde dezembro do ano passado. É que, além de ter retornado de vento em popa ao trabalho depois de férias que se estenderam até meados de janeiro, e além dos já tradicionais compromissos (eventos) de final de semana, minhas aulas na minha faculdade recomeçaram, e com uma carga horária cheia neste primeiro semestre, bem diferente do ano passado.
Quando comecei este blog há seis meses e oito dias, minha grade de horários na faculdade era propositalmente mais light, dando-me mais tempo para o nascente blog; e, além disso, boa parte dos artigos que postava no começo era mais sobre temas que já havia abordado antes. Portanto, textos reaproveitados. Contudo, aos poucos, pensando em atender melhor aos meus leitores, fui postando textos novos: artigos com temas mais atuais que atemporais e alguns com temas atemporais, mas inéditos da minha lavra. Além disso, algumas das minhas interações com os comentários passaram a ser, por um cuidado meu, verdadeiros “artigos”, como alguns colegas chegaram a definir. Isso porque, como vocês sabem, sempre me preocupei em dar respostas abrangentes, dando atenção às nuances de cada assunto levantado. Mania minha, excessivo cuidado meu, e que acabou virando uma marca minha no "Verba Volant Scripta Manent". Tudo isso era possível devido a um pequenino tempo disponível do qual poderia me servir para ser mais eficiente neste blog. Porém, a partir desta segunda-feira, com o reinício das minhas aulas, esse tempinho passará a ser imensamente mais raro, afetando muitas coisas por aqui.
Refiro-me tanto à quantidade de postagens minhas mensais neste blog quanto à minha assiduidade nas interações e à presença de comentários exaustivos para atender a dúvidas de leitores. E isso é válido também para os irmãos que me enviam e-mails para tirar dúvidas (recebo dezenas de e-mails desse tipo por mês). Os irmãos que me pedem orientação por e-mail, neste blog e pessoalmente (quando me encontram em algum evento Brasil afora) sabem da minha disposição e dedicação em atendê-los. Porém, não estranhem se agora demorar um pouco mais a atendê-los via e-mail ou blog, ou se, quando atendê-los, eu não puder dar a atenção dedicada que gostaria, posto que vejo-me cada vez mais sem tempo.
Em síntese, não por falta de interesse, mas, sim, por falta de tempo, eventualmente, dentro das minhas possibilidades, estarei atendendo a um ou a outro mais dedicadamente e, na maioria das vezes, estarei pelo menos indicando obras ou artigos que possam ajudá-los a tirar suas dúvidas.
Além do meu intenso e prazeroso trabalho como jornalista, que creio que a maioria de vocês conhece, agora, neste último ano da faculdade de Direito, estudo (pelo menos neste semestre) todas as noites das 19h às 23h e ainda tenho os tradicionais compromissos (eventos) no final de semana. Por isso, se me dedicasse ao blog no mesmo ritmo que estava imprimindo aqui nos primeiros quatro meses, não teria tempo para mais nada, nem para minha família (ainda bem que, na maioria dos eventos em que vou ministrar, eu e minha esposa viajamos juntos, se não pouco nos veríamos durante a semana).
Portanto, a partir de hoje, peço a compreensão dos amados irmãos, pois passarei a postar apenas um artigo por mês (o deste mês estarei postando esta semana ainda, se Deus permitir) e minhas interações com seus comentários demorarão um pouco mais a acontecer, por essas razões conjunturais já apresentadas.
Certo da compreensão de todos, desde já agradeço.
Um abraço!

4 comentários:

Victor Leonardo Barbosa disse...

Fique tranquilo pastor Silas!!!

Abraços...

Silas Daniel disse...

Olá, Victor!

Talvez possa ter sido um tanto exagerado, mas é que, no ritmo que estava, e com essas mudanças de horário na faculdade neste semestre, cujas aulas recomeçaram esta semana que terminou, já não podia dar conta do blog como dantes. Além disso, a melhor forma de entrar em contato também com o pessoal que me manda e-mails seria com a publicação desse aviso. É que, como já expliquei no post-aviso acima, além das perguntas que me são encaminhas eventualmente via comentários no "Verba Volant Scripta Manent", depois que disponibilizei meu e-mail para contato neste blog, tenho recebido todo mês dezenas de pedidos de todo o país para tirar dúvidas sobre vários temas doutrinários, os mais diversos; e como costumo ser muito prestativo, o negócio já estava tomando meu tempo demais. Então, precisei postar esse aviso para o pessoal não ficar estranhando minha repentina morosidade tanto no blog quando na resposta aos e-mails, já que sempre fui muito prestativo.

Ou seja, isso não é um desestímulo para os irmãos postarem comentários por aqui ou para o envio eventual de e-mails com dúvidas, só que não poderei mais ser tão ágil e dedicado como dantes.

Abraços!

Valmir disse...

Pr. Silas,

Será uma grande perda para toda a blogsfera cristã a diminuição do ritmo de postagens em seu blog. Estávamos acostumados com os seus ensaios sobre teologia, apologia e vida e cristã.

Mas justas são as suas razões.

Tenho dito que nossa atividade na blogosfera não pode tirar o foco da família, trabalho e Igreja, senão havemos de agradar a um e aborrecer ao outro (hehe).

Mas, de uma forma ou de outra, sempre estarei por aqui acompanhando seu blog.

Ps. Muito obrigado (mesmo) pelo envio do estudo sobre a morte.

Em Cristo

Valmir Milomem

Silas Daniel disse...

Caro Valmir (e demais amigos deste blog),

Obrigado pela compreensão. E foi um prazer, Valmir, poder ajudá-lo por e-mail repondendo às suas questões sobre aquele assunto, como é um prazer poder continuar a atender ao irmão e a todos os demais leitores e amigos todas as vezes que eu for solicitado.

Por favor, fiquem à vontade para enviar suas perguntas. Não se sintam intimidados a tal. Somente lembrem-se que serei, infelizmente, mais moroso e algumas vezes sintético nas respostas devido à atual conjuntura de ocupações que tenho.

Aliás, depois que postei este aviso, já caiu para menos da metade a quantidade de e-mails que recebo toda semana com perguntas teológicas. Destes novos e-mails de dúvidas que chegaram após esta postagem (sete, ao todo), só consegui responder sinteticamente dois. Ainda tenho mais cinco pela frente para serem respondidos. Peço a compreensão dos que enviaram estas perguntas. Breve, quando tiver um tempinho, vos responderei. Aguardem só mais um pouquinho!

Abraços!