terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dicas de livros e o cardápio do programa "Resposta Fiel" desta semana

No programa Resposta Fiel desta semana, o nosso tema será "O perigo da psicologização da fé". O programa irá ao ar hoje (30 de setembro), às 22h, com reprise na quinta-feira (2 de outubro) às 17h e no domingo (5 de outubro) às 12h. O link para ouvir o programa é www.cpad.com.br/radioweb
Neste mês, que termina, li três obras as quais recomendo. A primeira é A verdade sobre o cristianismo, do indiano naturalizado americano Dinesh D'Souza, ex-analista político da Casa Branca no governo Ronald Reagan e pesquisador do Instituto Hoover, na Universidade de Stanford, nos EUA. Ele é odiado por antiteístas como Richard Dawkins, Christopher Hitchens, Daniel Dennet e Sam Harris, pois é um dos mais famosos opositores dos argumentos deles, já tendo debatido com todos estes em programas de tevê e em universidades, e vencido-os em todos esses confrontos, até mesmo para muitos analistas agnósticos. Aliás, Dawkins e outros já fugiram de debates em que estariam novamente frente à frente com Dinesh, por temer à sua forte, rápida e serena capacidade de argumentação para desmontar seus argumentos preconceituosos. Por isso, ele é odiado pelos antiteístas. Na época do lançamento, este seu livro ficou durante semanas na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. Minha única ressalva é em relação ao evolucionismo teísta do autor. Minha segunda indicação é Defendendo a sua fé, do teólogo norte-americano R. C. Sproul. Trata-se de uma excelente e concisa obra apologética. Vale a pena. Outra obra que recomendo é A função da poesia, de Jerônimo Savonarola, muito importante para entender o pensamento deste frade italiano e que traz um interessante argumento intelectual sobre a necessidade de evitar colocar a erudição em si mesma acima do primordial.

7 comentários:

Victor Leonardo Barbosa disse...

infelizmente não assisti o programa pastor Silas, mais uma vez.

Seria muito bom que se providenciasse os programas gravados em arquivos no site da CPAD o quanto antes.

Vou fazer de tudo para ver o programa domingo, apesar das eleições he he he.

Abraços e Paz do Senhor!!!

Silas Daniel disse...

Caro Victor, a Paz do Senhor!

Já conversei com o pessoal da rádio. Disseram que irão disponibilizar brevemente, no próprio endereço da rádio web, os programas antigos. É só esperar.

Abraço e bom exercício da cidadania!

Clebio Lima disse...

A Paz do Senhor Jesus!

Pr Silas Daniel, é com grande prazer que lhe comunico que você acaba de ser indicado por meu blog ao prêmio Butefly Awards - For the Coolest Blog I Ever Know, um prêmio comunitário, entre lá e saiba mais detalhes.

Att,

Clébio Limade Freitas
clebiolima.blogspot.com

Silas Daniel disse...

Caro Clébio, a Paz do Senhor!

Nunca ouvi falar dessa premiação. Porém, a intenção parece boa: "For the Coolest Blog I Ever Know".

Vale a pena estimular as pessoas a divulgarem blogs que consideram interessantes pela Internet. E que bom que este blog tem sido bênção para a vida do irmão!

Um abraço (estendido aos irmãos da AD em Fortaleza)!

Victor Leonardo Barbosa disse...

Pastor Silas, gostaria de lhe parabenizar pelo conteúdo das lições da revista do 4° semestre da CPAD, fechou com chave de ouro!!!

Tenho apenas uma ressalva para fazer: infelizmente ficou de fora, aquela que eu creio que ser uma das mais sutis das seitas, e a que mais influencia a igreja cristã(incluindo muitos jovens): A Maçonaria.

Não há dúvidas que a igreja cristã, em especial à brasileira se viu envolvida nesta cruel batalha. Creio que a lição sobre a Bíblia e a ciência, por ser extremamente curta, poderia ser acoplada na que fala sobre o evolucionismo. Assim cederia-se espaço para falar desta seita.

Mas de forma alguma quero menosprezar o seu trabalho, que a meu ver foi muito bom!

Abraços e Paz do Senhor!!!

Silas Daniel disse...

Caro Victor,

Obrigado pelas palavras de apreço e estímulo. Sobre a não inclusão do tema maçonaria: o tema não entrou porque a equipe que escolheu os assuntos que eu deveria abordar em cada lição achou que, na hierarquia de importância, e dentro da limitação do espaço (são apenas 13 lições), os temas que entraram eram os mais prementes. Quanto ao tema evolucionismo, devido às nuances do assunto e à grande importância que tem para os jovens, não dava para aglutinar toda a argumentação sobre esse tema apenas em um compartimento da lição sobre a Bíblia e a Ciência. O assunto iria ficar muito espremido, quando ele exige uma abordagem um pouco maior por razões que você há de convir. Inclusive, tive que cortar muita coisa nessa e em outras lições para acomodar tudo. Mas, fica aqui registrada a sugestão (que será devidamente repassada) para outra oportunidade.

Abraço!

Silas Daniel disse...

Caros,

No início desta semana (provavelmente já amanhã ou, no mais tardar, terça-feira), publicarei nova postagem, cujo tema foi sugerido por alguns leitores por e-mail.

Abraços a todos!