terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os princípios norteadores das decisões do cristão

Quer admitamos ou não, nenhuma ação é moralmente neutra. Tudo o que fazemos gera conseqüências que inevitavelmente irão se refletir em nossa vida pessoal, familiar e social. Portanto, que fazer para precavermo-nos de que nossas decisões não interferirão negativamente na nossa vida e na das pessoas à nossa volta? Quais as bases éticas que, uma vez estabelecidas em nossos corações, nortearão nossas decisões, produzindo resultados coerentes, justos e abençoadores?

(Para continuar a ler, clique AQUI)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Última parte do artigo "O cidadão do Reino de Deus"

Para ler a terceira e última parte deste artigo, clique AQUI. As duas primeiras partes podem ser lidas nos links das duas últimas postagens ou na própria coluna "O Cristão e o Mundo" no site CPADNews.com.br.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O nascido de novo: o cidadão do Reino de Deus (Segunda Parte)

Para ler a segunda parte do artigo sobre a doutrina bíblica do Novo Nascimento, clique AQUI.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O nascido de novo: o cidadão do Reino de Deus

O que é o Novo Nascimento e a importância dessa doutrina para a compreensão do Reino de Deus. Para ler este artigo, clique AQUI.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Paulo, um exemplo de expositor das Escrituras

Uma das características marcantes do ministério de Paulo era o seu método de pregação e ensino das Sagradas Escrituras, e quatro pontos nos chamam atenção em relação a esse método.

(Para continuar a ler, clique aqui).

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A súmula do acordo do teto da dívida nos EUA: Mesmo não sendo o ideal, o bom senso sai ganhando

Leia este artigo clicando aqui.



E para ler outro artigo sobre os bastidores da negociação no Congresso americano ontem, e que lições, em termos de valores, podemos tirar de tudo isso, clique aqui.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Por que os republicanos se opõem à proposta de Obama?

Há semanas que as duas casas legislativas dos EUA – a Câmara dos Representantes e o Senado – debatem os cortes de gastos que o governo Obama deve empreender e as propostas do governo democrata de aumentar os impostos bem como o limite da dívida americana (isto é, a capacidade de o governo americano gastar mais). Como todos já devem ter percebido pelo noticiário, os democratas são a favor de um aumento significativo do limite da dívida, de um corte de gastos em longo prazo e do aumento de impostos sobre os ricos, para que o governo continue gastando; e os republicanos são a favor de um aumento mínimo do limite da dívida, contra qualquer tipo de aumento de impostos e a favor de um corte de gastos mais duro. Bem, diferentemente do que ocorria no ano passado, os democratas são hoje apenas uma maioria simples no Senado, com 51 cadeiras contra 47 dos republicanos e 2 dos independentes (que geralmente votam com a maioria), e os republicanos são emagadora maioria na Câmara dos Representantes, com 242 cadeiras contra 193 dos democratas (não há independentes na Câmara). Daí as persistentes negociações do governo e dos democratas com os republicanos, pois, sem o apoio deles, o que desejam não passará.


(Para continuar a ler, clique aqui)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Terrorista norueguês não é "fundamentalista cristão"

Manifesto de Breivik mostra um jovem agnóstico e adepto do darwinismo social. Para ler a matéria, clique aqui.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

China: o abismo colossal entre a propaganda do governo e a realidade

Reportagem mostra que crescimento econômico da China seria, em grande parte, forjado e ilusório. Leia artigo aqui.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O perfil do STF, David Wilkerson e notas sobre os EUA

O porquê das decisões absurdas do STF nos últimos anos está na sua composição atual. Leia sobre esse assunto aqui.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A decisão do STF e o preocupante espírito do nosso tempo

O que o Supremo Tribunal Federal fez ontem é uma das demonstrações mais clamorosas do absurdo do espírito do nosso tempo. A decisão de dar status de entidade familiar às uniões entre pessoas do mesmo sexo já é uma evidência da mudança dos valores em nossos dias e, segundo as Escrituras, sinaliza o avizinhamento do fim da História (Rm 1.24-27); mas, o que aconteceu ontem foi muito mais além. A instituição fundada com a missão de ser “A guardiã da Constituição” simplesmente desprezou solenemente o texto constitucional em nome do cumprimento da agenda do liberalismo social.


(Para continuar a ler, clique aqui)

sábado, 30 de abril de 2011

A polêmica sobre a certidão de Obama

Entenda essa história toda e seus desdobramentos. Para ler este artigo, clique aqui

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sobre os protestos na Líbia e os supostos "anseios democráticos" dos egípcios

O “amigo e irmão” do ex-presidente Lula promove carnificina e a população egípcia diz o que realmente acha que o seu país precisa – e que, claro, não tem nada a ver com o que dizem por aí
Para ler este artigo, clique aqui.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A onda de protestos no Oriente Médio

Com a queda de Hosni Mubarak, que já era esperada, a grande questão agora é saber como se dará a tão delicada transição de poder no Egito. Por enquanto, o país está, na prática, como sempre esteve: governado pelos militares. Para ser mais preciso, desde a queda da monarquia egípcia em 1953 pelo Movimento dos Oficiais Livres, o país tem sido governado por militares. (Para ler o restante do artigo, clique aqui)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A crise no Egito: o alvo é Israel

Fosse em outras circunstâncias, a atual crise política no Egito poderia ser vista como uma notícia alvissareira para o Oriente Médio, mas a realidade dos fatos nos impõe um cenário extremamente preocupante.
No melhor dos mundos, a revolução no Egito levaria o país de uma ditadura para uma democracia. No mundo real, a verdade é que ela está levando o país, de uma ditadura islâmica moderada (para os padrões islâmicos, diga-se de passagem) para uma ditadura islâmica radical, de confronto com Israel e aliança cimentada com o Hamas e o Hezbollah. Ou seja, o principal prejudicado na nova geopolítica que se desenhará no Oriente Médio pós-crise no Egito chama-se Israel.
(Para continuar lendo, clique aqui)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fatos omitidos sobre o atentado em Tucson e mais uma demonstração do ranço midiático em relação ao conservadorismo social

Na manhã de sábado, 8 de janeiro, a representante (equivalente ao nosso deputado federal) Gabrielle Giffords, do Partido Democrata do Arizona, foi gravemente ferida com um tiro na cabeça em um atentado perpetrado contra um encontro político na cidade de Tucson e que levou à morte pelo menos seis pessoas, deixando outras 12 feridas. Um ato absurdamente vil, assim como vil foi a baixaria política que se seguiu por parte de representantes da esquerda norte-americana ao tentarem nas primeiras horas após o atentado colocar a culpa pelo que aconteceu na onda conservadora cristã que influencia os EUA há quase dois anos, e que tem como uma de suas maiores expressões hoje o Movimento Tea Party, composto em sua maioria por cristãos evangélicos.
(Para continuar lendo, clique aqui)
(P.S.: Caros, estou já há alguns dias sem tempo para interagir com os comentários do blog e os tradicionais e-mails sobre questões seculares e bíblicas que recebo há quase quatro anos desde que inaugurei este blog. Meu janeiro está mais agitado do que o comum em termos de trabalho, mas, se Deus permitir, até o final do mês colocarei tudo em dia. Desde já, agradeço a compreensão)