sábado, 25 de dezembro de 2010

O melhor sempre está na vontade de Deus - Feliz Natal e abençoado ano novo!

Não há dúvida de que a Epístola do apóstolo Paulo aos crentes em Roma, escrita mui provavelmente em sua estada em Corinto, é a catedral da Teologia Cristã. Os primeiros 11 capítulos apresentam uma exposição completa das principais doutrinas do Cristianismo. Porém, a partir do capítulo 12, Paulo detem-se na prática da vida cristã, nas conseqüências da aplicação das verdades expostas nos primeiros 11 capítulos no dia-a-dia dos crentes em Roma. E ao fazê-lo, seus primeiros temas são a verdadeira adoração - que consiste em oferecer a nós mesmos, nossa vida por inteiro, no altar de Deus como adoração a Ele, para Sua glória (Rm 12.1) - e a sublimidade, perfeição e incomparabilidade da vontade de Deus (Rm 12.2).
Afirma Paulo sobre a vontade de Deus que ela é "boa, perfeita e agradável", mas ele frisa também que se queremos vivenciar a bondade, a perfeição e o quão é agradável a vontade divina, devemos não nos conformarmos com este mundo, isto é, não nos permitir ser influenciados e moldados por este sistema fomentado pelo maligno cujas teias enredam a maior parte da humanidade, mas transformarmo-nos pela renovação do nosso entendimento - e aqui Paulo faz uma referência clara à renovação provocada em nossa mente pelo Espírito Santo após a Salvação. Ou seja, o apóstolo está falando aqui de conversão e santificação.
Portanto, as verdades expressas em Romanos 12.2 são: (1) o melhor para as nossas vidas sempre é a vontade de Deus e, (2) se a queremos, devemos nos deixar moldar pela ação do Espírito Santo em nossas vidas - e pela Palavra de Deus, que é Seu principal instrumento para operar essa renovação da nossa mente, isto é, a santificação (Jo 17.17).
A cada final de ano e início de novo ano, sempre fazemos projetos para o ano que se inicia objetivando o melhor para as nossas vidas. Só que o problema é que nem sempre temos controle sobre todos os fatores que envolvem a concreção de nossos projetos. Porém, para quem serve a Deus, há uma certeza absolutamente alentadora: Se não é possível prever tudo, o que torna nossos planos pessoais suscetíveis a falhas, pelo menos uma coisa é certa - se estamos no centro da vontade de Deus, aconteça o que tiver de acontecer, no final, tudo vai dar certo em nome de Jesus, porque, como disse o mesmo Paulo sob a inspiração do Espírito Santo na mesma Epístola aos Romanos, todas as coisas conspiram em favor daqueles que amam a Deus.
Não importa o que reserva a próxima curva da estrada da vida, garanta que você esteja no centro da vontade de Deus, porque isso é o que mais importa. Como diria John Wesley, "o que importa é se Deus está conosco".
A minha singela mensagem de Natal e final de ano para você, querido leitor, é: Apoie-se sempre, e sobretudo, na vontade de Deus, porque a vontade do Pai sempre é boa, perfeita e agradável. Os teus planos podem falhar, mas os de Deus nunca falham. "Bem sei eu que tudo podes e nenhum dos Teus planos podem ser frustrados"!
Em 2011 e sempre, descanse na vontade de Deus.
Feliz Natal e um 2011 recheado das bênçaos do Senhor!

6 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão e colega Pr. Silas Daniel,

Shalom!

Quero registrar minha gratidão a Deus pela sua vida e ministério, assim como pelo seu brilhante trabalho na área editorial da nossa CPAD.

Seu texto é edificante e um conforto para aqueles que abrem mão de qualquer coisa para aguardarem na vontade de Deus.

Aproveito o ensejo para, ainda em tempo, desejar ao amado e seus familiares um FELIZ NATAL e PRÓSPERO 2011.

Fraternalmente em Cristo,'

Seu conservo n'Ele,

Pr. Carlos Roberto

Silas Daniel disse...

Pastor Carlos, a Paz do Senhor!

Obrigado pelas palavras de apreço e motivação. Que Deus também continue abençoando sua vida e ministério. Um próspero ano novo ao irmão e a toda a sua família!

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Nobre Pr Silas, quero lhe desejar um excelente 2011 com as mais copiosas bençãos do Eterno.

Agradeço o carinho e a oportunidade de ter meu texto publicado no conceituado MP. O artigo teve boa repercusão?

Um abraço, Pr Marcello

Gn 49.24

Silas Daniel disse...

Pastor Marcello, a Paz do Senhor Jesus!

Feliz 2011 também ao amado irmão!

Quanto ao artigo, recebemos alguns e-mails de leitores elogiando-o. Parabéns!

Abraço!

Júnior disse...

Caro, pastor e irmão Silas

Primeiro quero deixar claro que este blog, com seus riquíssimos artigos, só fez somar a minha vida. Só fez acrescentar, esclarecer, instruir, ajudar. Então, que o Senhor continue lhe abençoando cada dia mais,e retribua tantas vezes mais quanto for necessário para você, toda sua generosidade para com os leitores de seu blog!!!

Um próspero 2011 e que essa obra dure por muitos anos.

Paz em Cristo

Silas Daniel disse...

Caro Junior, a Paz!

Obrigado pelas palavras de apreço e motivação, e que Deus também conceda ao amado irmão um 2011 repleto de Suas ricas bênçãos!

Forte abraço!