sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"Que tipo de teólogo você é?"

Como prometido, este final de semana (provavelmente já amanhã) estarei publicando meu primeiro artigo do ano neste blog. Enquanto isso, um teste curioso para quem gosta de Teologia: clicando aqui, você será apresentado a pouco mais de 30 perguntas que, se respondidas, pretendem te dizer “que tipo de teólogo você é”. Claro que o resultado não representará perfeitamente o seu perfil teológico. E nem poderia, porque as perguntas tratam só de alguns pontos do pensamento teológico cheio de matizes de 11 teólogos: Anselmo, Agostinho, Lutero, Calvino, Jonathan Edwards, Schleiermacher, Finney, Karl Barth, Bultmann, Tillich e Moltmann. Mas não deixa de ser curioso um teste desse tipo. No meu caso, deu Lutero 100%, Anselmo 100%, Calvino 83%, Agostinho 67%, Karl Barth 67%, Schleiermacher 67%, Jonathan Edwards 58%, Jurgen Moltmann 50%, Finney 17%, Bultmann 0% e Tillich 0%. E você?

11 comentários:

Anônimo disse...

No meu caso de o seguinte:

Karl Barth 100%
Anselmo 100%
Paul Tillich 100%
João Calvino 83%
Friedrich Schleirmacher 83%
Martinho Lutero 75%
Sto Agostinho 67%
Rudolf Bultmann 67%
Jurgen Moltmann 50%
Jonathan Edwards 50%
Charles Finney 0%

Mas é como você disse, o resultado não representa perfeitamente o perfil teológico, porque as perguntas, de fato, tratam somente de alguns poucos pontos do pensamento teológico.

Josélio

Silas Daniel disse...

Pois é, Josélio. Muitos pontos importantes de discordância e concordância nossa dentro do pensamento teológico desses 11 teólogos são olvidados nessa pesquisa. Daí que, quando o resultado é 100% ou 0% em relação a um teólogo X ou Y, isso não significa dizer que estamos realmente 100% alinhados teologicamente ao pensamento do teólogo X como o teste diz ou que discordamos de 100% da produção teológica do pensador Y como aponta o teste. O máximo que se pode dizer é que estamos alinhados 100% apenas em relação àqueles pontos sobre os quais fomos questionados acerca do teólogo X ou que estamos 100% discordantes em relação só àqueles pontos do pensamento teológico do pensador Y sobre o qual fomos perguntados. Se bem que, seja qual fosse o critério da pesquisa, no meu caso, Bultmann e Tillich ficariam mesmo por último.

Seja como for, o teste não deixa de ser curioso, não é mesmo?

Abraço!

Unknown disse...

Pastor Silas, a paz!
Meu resultado foi o seguinte:

Karl Barth
100%
João Calvino
92%
Anselmo
83%
Friedrich Schleiermacher
75%
Jurgen Moltmann
75%
Jonathan Edwards
75%
Martinho Lutero
75%
Paul Tillich
67%
Rudolf Bultmann
50%
Santo Agostinho
33%
Charles Finney
25%

Antes que alguém se escandalize, rsrs, quero avisar que não sou neo-ortodoxo. É a segunda vez que faço esse QUIZ e os resultados foram parecidos.

Silas Daniel disse...

Gutierres, a Paz!

Menos mal Barth (o mais ortodoxo dos neo-ortodoxos) do que Bultman. Como disse, esse Quiz peca por ignorar outras nuances importantes do pensamento desses teólogos, o que provoca, como expliquei ao Joabe, resultados em que nós claramente não nos reconhecemos. Mas vale pela experiência. E pela brincadeira.

Abraço!

André Quirino disse...

A paz do Senhor, Pastor! Realmente curioso, este teste. No meu caso, o resultado foi o seguinte:

João Calvino - 100%
Anselmo - 83%
Friedrich Schleiermascher - 83%
Martinho Lutero - 83%
Jonathan Edwards - 83%
Paul Tilich - 67%
Agostinho - 58%
Charles Finney - 42%
Jurgen Moltmann - 33%
Rudolf Bultmann - 33%
Karl Barth - 0%

Mas, ao analisar tudo o que foi dito pelo senhor, não é por isto que vou virar calvinista, rsrs. Até porque, somente em algumas questões tenho pensamentos semelhantes ao de Calvino, porém, dentro do Calvinismo, há doutrinas e dogmas que não concordo, como o Batismo Infantil, a Predestinação e alguns pontos da Soterologia.

Poderia ter tido uma porcentagem maior na semelhança a Lutero, Agostinho, Jurgen Moltmann e Anselmo e, menor, a Schleiermacher, Jonathan Edwards, Finney, Bultmann, Tilich e ao próprio Calvino, mas, realmente, haviam algumas frases ambíguas ou que eram, ao meu ponto de vista, "50% corretas e 50% incorretas". Ao contrário de nosso amigo Gutierres, infelizmente, meu percentual foi maior em relação a Bultmann de que a Barth.

Sinceramente, prefiro ser um imitador de Cristo e seguir a sã doutrina de Sua Palavra, mas, se tratando de seguir a uma linha teológica, meus pensamentos, certamente, não seguiriam perfeitamente aos teólogos destes resultados.

Mudando de assunto, parabéns, Pastor, pelo seu blog! Gosto muito de seu programa "Resposta Fiel" na Rádio Web CPAD e deste blog, que, inclusive, recomendo-o em meus blogs www.andrequirino.blogspot.com e www.esperancasemlimites.blogspot.com. Enviei um e-mail à Rádio Web CPAD, onde menciono o seu programa, portanto, acredito que ele lhe foi encaminhado. Também estive presente no Encontro GeraçãoJC em Vila Velha-ES e, verdadeiramente, fui muito edificado, principalmente, através da palestra "Vida espiritual e chamada ministerial". Parabéns! Que Deus continue lhe usando e abençoando. Estou orando pelo senhor.

Fique na paz. Abraço!

Silas Daniel disse...

Caro André, a Paz do Senhor!

Obrigado pelas palavras de apreço e motivação. O Encontro GeraçãoJC no templo-central da AD em Aribiri, Vila Velha (ES), foi realmente uma bênção, e aprouve ao Senhor derramar a Sua graça copiosamente sobre a nossa ministração do conteúdo.

Que bom saber que o programa "Resposta Fiel" tem sido bênção para a vida do irmão! Tenho recebido muitos e-mails sobre o programa, principalmente neste início de ano, depois que voltamos com programas inéditos. Como estive nesta última semana totalmente dedicado ao fechamento da edição de fevereiro do jornal "Mensageiro da Paz", só vou poder dar uma olhada nos e-mails nesta semana que vem, quando estarei gravando novos programas e estaremos respondendo a perguntas e fazendo referência aos irmãos que têm nos enviado e-mails.

Sobre o teste, como já havia dito, é só mesmo a título de curiosidade. Claro que esse não é 100% o seu perfil teológico assim como o meu resultado também não representa 100% a realidade do meu pensamento teológico em relação a esses 11 teólogos. Vale mesmo só pela curiosidade. Ademais, você tocou num ponto importante: o principal é seguir a Cristo, seguir a Sua Palavra. Se nesse objetivo acabamos coincidindo 80%, 65% ou 90% com o teólogo X ou com o teólogo Y, isso é apenas um detalhe, pois nosso compromisso é com Deus e a Sua Palavra, e com a nossa consciência atrelada a ela.

Prazer tê-lo aqui, André!

Abraço!

Anônimo disse...

Pr. Silas,

Muito interessante esse teste, mas não é 100% "verdadeiro", quando observamos os resultados. Eu jamais estaria 100% de acordo com Karl Barth, e somente 67% com Charles Finney. Nem com Lutero e Agostinho podemos concordar 100%.

Parabéns pela matéria sobre Israel. Já divulguei para muitos amigos e pastores.

You Scored as Martinho Lutero
Você é Martinho Lutero. Descrição na wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_lutero



Karl Barth
100%
Santo Agostinho
100%
Martinho Lutero
100%
Anselmo
83%
João Calvino
83%
Jonathan Edwards
67%
Charles Finney
67%
Paul Tillich
67%
Jurgen Moltmann
58%
Friedrich Schleiermacher
42%
Rudolf Bultmann
33%

Anônimo disse...

Paz do senhor pastor Silas Daniel. Sou eu Eduardo. Gostei muito dessa matéria "Qual teólogo você é?" e o meu resultado deu o seguinte:

Karl Barth
E: 100% SD: 67% (argh! um milhão de vezes)
Martinho Lutero
E: 100% SD: 100%
Anselmo
E: 67% SD: 100%
Santo Agostinho
67% (igual resultado)
João Calvino
E: 67% SD: 83%
Jonathan Edwards
E: 67% SD: 58%
Charles Finney
E: 33% SD:17%
Friedrich Schleiermacher
E: 33% SD: 67%
Jurgen Moltmann
E: 17% SD: 50% (argh! um bilhão de vezes)
Paul Tillich
E: 17% SD: 0% (argh! um trilhão de vezes)
Rudolf Bultmann
0% iguais (Graças a Deus que não concordei com esse herege)

Meu resultado saiu como de Lutero. Penso que foi bom. Gostaria de lhe pedir se posso passar esse endereço ao irmão Ednaldo do blog guardian faith para que ele o coloque lá.
Obs: Comparando seu resultado com o meu ficou um pouco parecido. E= Eduardo e SD = Silas Daniel. Deus continue contigo!

Silas Daniel disse...

Cara Ana,

Que bom saber que o artigo sobre o conflito entre Israel e o Hamas está servindo de bênção pára muitas pessoas, tirando dúvidas inclusive de líderes. Sobre esse Quiz, ele funciona mais como uma brincadeira mesmo, já que muitos pontos da teologia desses 11 teólogos são ignorados nas perguntas. Logo, o resultado nunca será verdadeiro.

Abraço!

Silas Daniel disse...

Caro Eduardo, a Paz do Senhor!

Prazer vê-lo aqui. Pois é, resultados engraçados, não? Mas o Quiz pelo menos vale pela experiência e como brincadeira.

Abraço!

P.S.: Sobre aquela pergunta que me fez, entrei em contato com o pessoal da Ouvidoria e me disseram que a demanda de e-mails é muito grande e por isso estão tendo dificuldades em responderem a todos na celeridade desejada. Sobre aqueles e-mails solicitados, breve entrarei em contato com você com um retorno

.: ERNANE FREITAS :. disse...

A PAZ DO SENHOR PR. SILAS!
O MEU RESULTADO FOI:

ANSELMO........100%
LUTERO..........92%
EDWARDS.........92%
SCHLEIERMACHER..75%
BARTH...........67%
AGOSTINHO.......67%
CALVINO.........67%
FINNEY..........58%
TILLICH.........50%
MOLTMAN.........42%
BULTMAN.........25%

ABRAÇO!